Saiba mais sobre o Doutorado em Ciências da Reabilitação

Neste artigo você encontra mais informações sobre o Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação, objetivo do curso e linhas de pesquisas.
O que é o Mestrado Doutorado em Ciências da Reabilitação?

O Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação da UNISUAM reúne pesquisa e aplicação em um só programa. São desenvolvidos estudos funcionais de desempenho, reabilitação esportiva/paradesportiva e outros voltados para aperfeiçoamento de técnicas e estratégias.

Com perfil multidisciplinar e alto padrão de qualidade, o curso insere os alunos em programas de pesquisa consolidados e autônomos e também na criação e desenvolvimento de núcleos de pesquisadores.
Objetivos do Mestrado Doutorado em Ciências da Reabilitação

Reabilitação Interdisciplinar

Ciências da Reabilitação da UNISUAM é o único Doutorado do estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar. Esta configuração possibilita a capacitação interdisciplinar de pesquisadores independentes e docentes de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

Inovação

Além das linhas de pesquisa tradicionais – Avaliação Funcional em Reabilitação e Abordagem Terapêutica em Reabilitação – o Programa conta com a linha Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado, que inclui o estudo de intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva adaptada e otimizar o desempenho funcional de atletas e paratletas.

Linhas de Pesquisa Diversificadas

O Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação tem sua área de concentração nos Aspectos Funcionais em Reabilitação. A finalidade dessa área é analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, bem como a investigação da eficácia de intervenções relacionadas à prevenção e reabilitação física dos sistemas orgânicos no âmbito individual e coletivo.
Área de concentração do Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação

O Curso tem área de concentração em Aspectos Funcionais em Reabilitação, tendo como finalidade analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, prevenção e reabilitação dos sistemas orgânicos em nível individual e coletivo.

São três linhas de pesquisa:

Abordagem Terapêutica em Reabilitação

Voltado para o estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

Avaliação Funcional em Reabilitação

Com foco no estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado

Aprofundamento de estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos, funcionais e sociais relacionados à prática de esportes, incluindo os adaptados, e a otimização do desempenho, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias. Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.

Junte-se a mais de 50 mil alunos, criadores de conteúdo e instituições e venha ser S-Qualis!