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O segredo está na qualidade.
6 sinais de que sua equipe não lhe ver como líder
Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, “chefe” e “líder” têm, sim, algumas diferenças. E a principal diferença é como a pessoa nessa posição exerce sua autoridade. Enquanto o chefe precisa mostrar que manda, um bom líder guia sua equipe pelo exemplo.
Mesmo que a pessoa na posição de autoridade seja, muitas vezes, vista como alguém a quem se deve temer ou que é superior aos seus colaboradores, essa não são as características de um verdadeiro líder.
As qualidades de um bom líder já foi tema de um dos nossos textos. (adicionar o link), e a seguir, mostraremos uma lista com alguns dos sinais de que sua equipe não o vê como um líder.
Sinais que podem indicar falha na sua liderança
Aqui listamos alguns itens que podem indicar que sua liderança não é tão firme quanto desejado. Fique atento!
1 – Você é ouvido apenas por ser chefe
Se a sua equipe ou seus colaboradores escutam você só porque está em uma posição de autoridade ou por medo, isso não é bom.
O ideal é que você seja respeitado, não temido. E que os outros funcionários sigam suas instruções porque você é visto como uma referência, alguém que merece a posição, não apenas alguém que está mais alto na hierarquia da empresa.
2 – Você nunca coloca a mão na massa
Mais uma vez, o ideal é ser visto como um exemplo. Para isso, você precisa se envolver de fato com o trabalho. Sair por aí distribuindo ordens e tarefas sem, de fato, executar nada você mesmo faz com que seja mais difícil de criar um vínculo de confiança – e liderança – com o restante do time.
Proatividade é importante em qualquer posição.
3 – Você não possui inteligência emocional
Ter inteligência emocional significa que você é capaz de perceber suas próprias emoções e também compreender a dos outros e consegue gerir os seus relacionamentos.
Na liderança, ter inteligência emocional indica que você preza pela manutenção do bom relacionamento entre você e os membros da sua equipe, evitando tensões desnecessárias.
4 – Você não sabe quando ser mais flexível
Ter jogo de cintura é essencial para lidar com outras pessoas, tanto clientes quanto com colaboradores. Saber quando ser mais exigente e quando folgar as rédeas ajuda a manter um ritmo confortável de trabalho para todos.
Além disso, cada pessoa tem seus pontos fortes e fracos, exigir as mesmas coisas, de maneira inflexível, sem disposição ou paciência para se adaptar aos imprevistos pode afetar negativamente os resultados.
5 – Você acha que novas ideias só vêm para o pior
Apesar de ter um líder, uma equipe deve trabalhar em conjunto. Isso significa que todos devem ter um espaço para se comunicar e dar ideias.
Sem essa abertura, os funcionários sentem que não tem voz e a empresa perde um ponto de vista único que poderia inovar as formas de fazer o trabalho.
6 – Falta de visão
Parte do trabalho de um líder é encorajar a equipe. Uma líder sem visão não consegue manter o nível de motivação da equipe e, consequentemente, afeta os resultados do trabalho.
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Se identificou com os sinais?
O lado bom é que agora que você já sabe como reconhecer os sinais, pode se empenhar em ser um líder melhor, não apenas um chefe. Essas habilidades podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas. Isso vai exigir um certo esforço, mas valerá a pena.
Uma boa forma de aprender mais sobre as habilidades de um líder é estudar. Existem muitos cursos e materiais sobre o assunto que podem ajudar na sua carreira e no sucesso e bom relacionamento da sua equipe.